Animação 3D: Programas, Cursos e Mais

Categoria Design

Animação 3D: Programas, Cursos e Mais

A animação por computador é definida como o processo de criação de imagens animadas por meio da computação gráfica. Isto refere-se às imagens em movimento. A animação gráfica moderna por computador de hoje amplamente usa animação 3D. A animação 3D é aplicada em programas de computador , onde este gera uma representação 3D de gráficos 2D e dá as imagens 2D em uma estrutura 3D. O procedimento de desenvolver uma animação em 3D geralmente é composto por 3 estágios. O primeiro passo é estabelecer a forma do objeto; i / e modelagem 3D; o segundo passo é formar os arredores do objeto e a animação de objetos a serem usados na cena e, finalmente, na última fase o efeito 3D é processado e produz a imagem final do objeto.

Para animações em 3D, os modelos são criados em telas de computador e figuras 3D são equipadas com esqueleto imaginário. Em animações 2D, objetos e camadas transparentes distintos são usados com ou sem um esqueleto virtual.

Hoje, os cursos de animação em 3D fazem parte integrante de cursos de animação completos ou cursos de graduação oferecidos pelo grande número de escolas e universidades em diversos países.. Muitos estudantes se inscrevem para os cursos de animação 3D durante o programa de treinamento de animação completa, enquanto outros particularmente optam por esses cursos como especializações depois de completar um curso fundamental na animação.

Qual é a Diferença entre Animação 3D e Animação 2D?

A maneira mais fácil de explicar a diferença é usando exemplos de animação que você pode ter visto. São exemplos de animação 2D os desenhos do Pernalonga, Branca de Neve, Mogli, A Pequena Sereia, Os Simpsons, Uma Família da Pesada e South Park.

branca-de-neve

A animação 2D é o método de animação tradicional que existe desde o final dos anos 1800. É um desenho seguido por um outro em uma pose ligeiramente diferente, seguido por um outro em uma pose ligeiramente diferente, 24 quadros por segundo.

Tradicionalmente isto deu início a um processo incrível, onde os artistas usaram desenhos a lápis para cada frame do filme, e em seguida, essas imagens foram pintadas em folhas de plástico transparente chamadas ‘cels’, e cada um dos milhares de handrawn e cels pintados foram fotografados, um de cada ve,z sobre um fundo pintado à mão e aquelas milhares de imagens compiladas para serem executadas como filme a 24 quadros por segundo.

São exemplos de animação 3D filmes como Toy Story, Shrek, Os Incríveis, Jurassik Park e Transformers.

toy story

A animação 3D (além de stop-motion, que realmente é uma forma de animação 3D), é feita completamente no computador. Coisas que você cria em um programa de animação 3D existem em um mundo X, Y e Z. Na animação 3D, em vez de um desenho de um globo, você tem uma esfera que pode realmente girar 360 graus.

Objectos 3D, uma vez modelados, podem ser tratados quase como um objecto físico. Você pode acendê-lo de forma diferente, você pode mover uma câmera para olhar para ele de cima, ou de baixo. Na animação 2D tudo é desenhado. 3D permite criar objetos realistas. Você pode usar texturas e iluminação para criar objetos que parecem sólidos, e que podem até mesmo ser perfeitamente integrados em elementos de vídeo ao vivo.

Programas para Criação de Animação 3D

Filmes como “Kung Fu Panda”, “Madagascar” e “Vida de Inseto”, dentre outros, são muito apreciados por toda a mágica que a animação 3D tem proporcionado às pessoas de todas as idades. Agora, a questão é se realmente há mágica, ou tem algo mais? A ciência diz que cada magia tem alguma ciência por trás dela, e a magia destes maravilhosos filmes é criada por um software de animação 3D.

Assim como qualquer outro software ou programa, este software também tem programação e interface que dão os efeitos que agradam tanto quem assiste aos filmes nos cinemas. Existe uma grande quantidade de programas disponíveis no mercado, e este artigo vai citar alguns daqueles que são considerados os melhores para animação 3D.

Maya

Maya

Este é considerado o melhor software 3D disponível. Antes de Maya, foi lançado Max, considerado o melhor software. Porém, Maya veio com certas características que o fizeram melhor. A vantagem de Maya é que ele vem com uma interface muito simples, além de características que são melhores, quando comparado ao programa 3D Max 5. Seja a sua animação linear ou não-linear, o Maya é um programa útil para ambos. Ele também é útil para a construção e animação de personagens. Suas opções de iluminação e de sombreamento são ótimas. Maya é apreciado e utilizado por todos os designers gráficos que trabalham com animação 3D. O programa pode ser usado em diferentes plataformas como Mac, Windows e Linux.

3DS Max

3DX Max

Como já mencionado, antes de Maya foi lançado o 3DS Max, que tem ajudado os designers na criação dos personagens mágicos do mundo da animação 3D. Ele foi o primeiro software de animação 3D que foi amplamente utilizado, e ainda hoje ele é usado para fazer filmes, jogos e diversas animação 3D. Max também tem uma boa interface, embora tenha perdido muito da sua popularidade por causa do Maya. Com a ajuda do 3DS Max, o usuário pode criar diferentes personagens, animação de personagens, ou apenas animação. Há diversas versões do 3DS Max disponíveis no mercado. Atualmente, 3DS Max 2017 está disponível no mercado, permitindo que o usuário obtenha características como simulação dinâmica, mapa normal, sistemas de partículas, shaders, iluminação globa, renderização e outros.

IllusionMage

IllusionMage

Recentemente, IlussionMage também conquistou o seu lugar no mundo da animação 3D, e a razão por trás disso é a sua interface, que é fácil de usar e vem com uma série de tutoriais para apoiar o designer gráfico. O programa tem características que podem facilmente competir com Maya e 3DS Max, que são considerados os melhores softwares de animação no mundo atualmente. A outra razão para a sua crescente popularidade é que ele é mais barato do que muitos software. Ele também tem características que ajudam na modelagem 3D, renderização e animação. É verdade que, se comparado com o Maya, ele pode não ter essas características que o tornam único, mas o preço que está disponível pode ser uma ótima oportunidade para muitos designers.

Há uma série de opções para designers gráficos, quando se trata de animação 3D. No entanto, os programas mencionados aqui são os melhores no mercado atual. Existem outros como o iClone e o Motion Builder, mas não tão bons quanto os mencionados aqui.

Cursos

SENAC – Desenhista e Animador 3D

O  objetivo do curso é capacitar o aluno para o desenvolvimento e criação de projetos de objetos e de animação de personagens em 3D. O profissional pode atuar em produtoras de vídeo e de cinema, agências de publicidade, emissoras de TV e estúdios de design.

No curso são utilizadas técnicas avançadas e programas de ponta do mercado. Os docentes são experientes e seguem uma metodologia atual e inovadora, baseada no desenvolvimento de projetos para segmentos diversos. O aluno recebe material didático sempre que um software é apresentado. (Carga horária: 430 horas).

 

Cursos Online e Gratuitos de Animação 3D

Comentários

comentários