Como a internet pode te ajudar profissionalmente

Categoria Web

Nem só de humor, redes sociais e frases de Clarice Lispector é feita a internet, se bem utilizada ela também pode contribuir para seu crescimento profissional. Nesse submundo você consegue facilmente informações sobre os mais variados assuntos, espaços para a divulgação do seu trabalho, oportunidades de aumentar sua rede de contatos, além de favorecer a troca de experiências e a chance de encontrar empregos legais.

Aqui mesmo no blog da Revista Leaf já fizemos vários posts com dicas para sua carreira e como a internet pode te ajudar, agora juntamos todas essas informações em um só lugar e acrescentamos vários outros links úteis. Confira essa seleção e faça bom proveito:

Já dizia ET Bilu: Busquem conhecimento. A internet é um lugar propício para isso e, além do mais, informação nunca é demais. As ideias mudam, os programas se aperfeiçoam e novas ferramentas e ideias surgem a cada dia. É importante acompanhar e nos adaptarmos as novidades, por isso separamos algumas maneiras para você ficar por dentro do que acontece:

Aqui no blog já fizemos uma lista com 61 sites criativos e depois completamos com mais 18 sites. Aproveite essa lista para ver quais assuntos mais lhe interessam e acompanhe.

Também separamos 3 podcasts para criativos, que você pode baixar e ouvir quando e onde quiser.

Há vários sites especializados em tutoriais e eles podem te auxiliar no conhecimento dos softwares e como a combinação de diversas ferramentas chegam a determinados resultados. Entre esses sites você pode acessar o PSD tuts, Photoshop Tutorials, Smashing Magazine, WDL e o Forging Fire Studio.

Para quem tem interesse em aprender outros idiomas, o Universia preparou uma lista com 101 links para auxiliar no aprendizado. Há inglês, alemão, espanhol e muitos outros.

Caso queiram sair da internet e se aventurar por eventos da área, o Agenda T traz todo mês uma lista de eventos relacionados a design, tipografia e afins.

Você leva um tempo pensando e produzindo trabalhos legais, então chega a hora que você precisa divulga-los!

Já fizemos uma lista com alguns sites para você hospedar o seu portfolio, cada um tem suas vantagens, analise para encontrar aquele que mais tem a ver com sua necessidade!

Você também pode criar um perfil no LinkedIn, que é uma rede social profissional e seu perfil vira uma espécie de currículo. Além disso, você estabelece conexões com pessoas que conheceu no decorrer de sua carreira, podendo escrever e receber recomendações e participar de grupos de discussões.

Além do currículo e portfolio você pode aproveitar para personalizar suas redes sociais, reforçando a sua marca e seu trabalho. Use a criatividade em seus perfis e atraia a atenção logo a primeira vista. Veja alguns exemplos de inspiração no Twitter e Facebook.

Se quiser uma opção para reunir todos os seus endereços online e ainda falar um pouco sobre você, utilize o About.me. Aqui você encontra inspirações de perfis no site.

Para finalizar esse tópico é importante ressaltar: cuide da sua imagem, não apenas da aparência, mas de seu comportamento online também. Algumas empresas consultam os perfis dos candidatos nas redes sociais e isso pode influenciar na decisão da contratação. Claro, continue sendo você, mas fique atento para não cometer excessos. Reveja as 7 dicas para boa convivência online. Acredite, isso é importante!

Você já tem seu portfolio e está nas redes sociais… Agora é hora de se relacionar, afinal, você não está sozinho! Relacione-se não apenas com seus amigos, mas conheça gente nova, outros designers, outros profissionais de comunicação, veja o que eles têm a dizer e troque experiências. Escute, converse, interaja.

O Behance, site para você hospedar seu portfolio, por exemplo, também funciona como uma rede social e permite que os usuários troquem comentários sobre os trabalhos postados. Aproveite para conhecer outros trabalhos e receber opiniões de outros profissionais.

O Facebook tem alguns grupos sobre assuntos específicos, assim podem ser trocadas informações sobre a área desejada. Entre aqueles sobre o universo criativo há o Sampa Coletivo Design, InsPiração, Escambo tipográfico, A arte das artes gráficas e o Artistas e Designers.

Também vale conhecer o DesignBr, um site com informações, fórum, grupos, eventos, vídeos, etc.

Como não poderia deixar de ser, na internet também é possível encontrar diversos sites para quem está à procura de empregos/estágios. Confira alguns e boa sorte!

O Nube é direcionado para estudantes e é possível encontrar vagas de diversas áreas. Você pode se candidatar as vagas disponíveis e cadastrar seu currículo no site. O serviço é gratuito.

Sites como o Catho e o Emprego Certo oferecem 7 dias de assinatura gratuita, depois disso o preço pode variar de acordo com o tempo de assinatura e se é vaga para estágio ou emprego. Uma alternativa gratuita é o Infojobs. Nos três casos há vagas para diversas áreas.

Também existem sites voltados para as áreas relacionadas a design e comunicação, como o Trampos, que além de separar as vagas por áreas como “design”, “criação” e “atendimento”, também classifica como estágio, emprego ou freela.

Outros dois sites que divulgam vagas gratuitamente é o Nalabuta e o Publicijobs, ambos são atualizados constantemente. Já se você estiver a procura de freelas é só acessar o Prolancer.

Caso você tenha qualquer sugestão de sites que possam auxiliar profissionalmente, deixe aqui nos comentários para que outras pessoas também possam conhecer! 🙂

Comentários

comentários