Modelagem 3D: Programas, Cursos e mais

Categoria Arte, Design, Imagens e Fotos

Modelagem 3D: Programas, Cursos e mais

Com o advento e a evolução da computação gráfica, diversas coisas passaram a ser possíveis. Hoje em dia, diversos vídeos e filmes apresentam efeitos produzidos em computadores. Dentre as possibilidades, podemos destacar a modelagem 3D, mas para você entendê-la, explicaremos primeiramente o que é um desenho 3D.

Desenho 3D

O desenho 3D é aquele que apresente três dimensões. Diferentemente do desenho 2D, o 3D possibilita que a gente observe o desenho tendo a sensação dele ter profundidade, ou seja, ele cria uma ilusão tridimensional. Para isto ser possível, diversas técnicas são utilizadas, como sombras e luz colocadas da maneira correta, bem como o ponto de fuga, que cria perspectiva.

Modelagem 3D

A modelagem 3D consiste-se na utilização de um programa/software de computador que reproduz digitalmente formas com três dimensões. O programa de modelagem 3D possibilita uma gama de coisas, como cenários, objetos e personagens. Entretanto, o funcionamento destes programas é um tanto difícil para quem não tem domínio na área, exigindo bastante estudo. Os programas permitem que os objetos criados sejam rotacionados para os lados, bem como a visualização total deles. O modelo 3D é o objeto final.

Renderização

A renderização é a etapa seguinte à finalização do modelo 3D. É nela que os objetos criados ganham texturas, efeitos de iluminação, materiais e outros feitos. A etapa da rendeziração costuma ser mais demorada, já que os objetos modelados, materais utilizados, iluminação, o próprio renderizador e diversos outros fatores influenciam no tempo. Os recursos utilizados demandam uma certa paciência.

Programa 3D e Recursos

A modelagem 3D demanda programas que consomem muitos recursos do computador, motivo pelo qual recomenda-se que o computador tenha uma excelente placa de vídeo, processador potente e muita memória RAM. Um computador simples não é capaz de rodar um programa de modelagem 3D. Se a finalidade for de trabalhar com modelagem 3D, um computador potente se faz extremamente necessário para suprir as necessidades profissionais. Muitas vezes os clientes ficam impacientes com os prazos, motivo pelo qual o profissional necessita de uma ferramenta de trabalho (o computador) que dê conta da demanda.

Animação 3D

Após a finalização do modelo 3D, os recursos do programa podem ser utilizados para a criação de animações, desde que o programa tenha capacidade para tal. A renderização das animações demanda muito mais tempo para ser concluída, pois cada frame deve ser renderizado individualmente. Somente um segundo da animação consome 30 quadros! Se a animação tiver 5 segundos, será necessário que 150 quadros sejam renderizados. Tente imaginar uma animação com minutos ou horas!

Os Principais Programas de Modelagem 3D

TinkerCAD

TinkerCAD
O TinkerCAD, programa desenvolvido pela Autodesk, é o software mais recomendado para os iniciantes. Este programa permite a criação de formas 3D geométricas, bem como que elas sejam salvas e compartilhadas online. Quando prontas, as formas podem ser exportadas para arquivos .stl e impressas em 3D. Os recursos do TinkerCAD são um tanto limitados, quando comparados com os demais programas, porém, o TinkerCAD é ótimo para ajustes e reparos. O programa permite que os usuários construam bloco a bloco de maneira gradual, dando formas tanto simples como mais complexas e detalhadas. Além disso, o TinkerCAD oferece as formas 3D básicas para que o usuários se inspire e comece a modelar, além de diversos modelos finalizados e prontos para a impressão 3D.

3DSlash

3DSlash
O programa 3DSlash recebe o mesmo nome da empresa que o desenvolveu, e é um programa de modelagem 3D voltado para os iniciantes. O 3DSlash é disponível para os sistemas Mac, Windows, Linux e Raspberry Pi, e foi lançado no ano de 2015. Uma características bem bacana deste programa é que o seu desenvolvimento foi pensado para os usuários comuns e de todas as idades, incluindo as crianças. Desta forma, não é necessário que a pessoa seja designer para utilizar uma plataforma que faz uso de conceitos de modelagem 3D baseados no famoso jogo Minecraft.
O 3DSlash permite que os seus usuários utilizem ferramentas comuns para molder blocos 3D, como talhadeiras e martelos. Seu processo consiste-se em três etapas bastante intuitivas, coloridas e divertidas, permitindo que o modelo criado seja compartilhado online e exportador para arquivo .stl. A versão 2.0 teve seu lançamento feito recentemente, e o site oferece tutoriais de modelagem 3D em vídeo.

123D Design

123D Design

O 123D Design é outra opção de programa livre de modelagem 3D desenvolvida pela Autodesk. Embora seja mais avançado que o TinkerCAD, o 123D Design é uma ferramenta de modelagem e edição 3D bastante simples e intuitiva. Contempla uma extensa biblioteca de modelos 3D pré-fabricados que podem ser editados, bem como ferramentas que permitem a criação de componentes 3D geométricos a partir do zero. Assim como o TinkerCAD, os modelos 3D finalizados pelo 123D Design podem ser exportados para um arquivo .stl para serem impressos em 3D, ou enviados diretamente para o serviço de impressão 3D Shapeways.

Sketchup

Sketchup

Desenvolvido pela empresa Trimble e originalmente mantido pelo Google, o Sketchup é um programa de modelagem 3D bastante popular. Inicia-se com uma interface simples, mas integra uma grande variedade de add-ons e ferramentas funcionais. O usuário começa desenhando linhas e formas, que podem evoluir para uma variedade de formatos geométricos complexos em 3D. Devido à sua configuração baseada na modelagem 3D em linhas, a versão gratuita do Sketchup, bem como a versão Pro, que custa cerca de US$ 695 – é popular mesmo entre arquitetos e engenheiros.
Mas não é porque o Sketchup seja usado por profissionais e até mesmo por educadores, que não seja um bom para iniciantes também. Afinal de contas, ele possui uma versão livre, e o site oferece vídeos tutoriais de modelagem 3D para quem deseja começar a brincar com o programa. A desvantagem é que, embora o Sketchup seja um dos favoritos para modelagem 3D, você só poderá exportar arquivos .stl para impressão 3D se usar a versão proprietária.

Blender

Blender

O Blender atualmente detém o título de ser o programa de modelagem 3D mais poderoso e mais popular do mercado, mas ele não é para iniciantes. Ao contrário dos modeladores 3D geométricos, o Blender é um programa desenvolvido para criar verdadeiras esculturas digitais, tornando-o a opção ideal para quem deseja formas 3D mais orgânicas. O programa também oferece uma enorme variedade de ferramentas, dando aos seus usuários uma liberdade completa em termos de design: além da criação de modelos para impressão 3D, o Blender pode ser usado para criar gráficos de jogos de vídeo, fotos realistas, filmes de animação, efeitos visuais e muito mais.

Basicamente, se você estiver disposto a investir seu tempo para aprendê-lo, algo facilitado pela grande quantidade de discussões em fóruns e tutoriais criados pela comunidade de código aberto, o Blender pode bem ser sua escolha de modelagem 3D para todas as ocasiões.

3DTin

3DTin

De volta ao básico, o 3DTin é um programa de modelagem 3D baseada em navegador que, assim como o TinkerCAD e o 3D Slash, foi criado para iniciantes e aqueles sem experiência de prévia em modelagem 3D. Os usuários podem escolher uma entre várias formas geométricas disponíveis e adicionar ou remover partes para chegar a um design próprio. Uma vez concluído, o projeto pode ser adicionado à extensa biblioteca de modelos 3D do 3DTin, sob licença Creative Commons, um recurso valioso para estudantes e iniciantes na modelagem 3D. O programa também permite exportação direta de arquivos .stl para o i.Materialise, Thingiverse ou Sculpteo para serem impressos em 3D. Vale observar que o 3DTin requer a API JavaScript WebGL para funcionar a contento.

Sculptris

Sculptris

Assim como o Blender, o Sculptris é uma ferramenta para criar esculturas digitais, o que o torna ideal para modelar formas e texturas orgânicas em 3D. No modo “esculpir” (sculpt), o usuário edita a geometria da malha de sua forma 3D, e no modo “pintura” (paint), pode usar vários pincéis para criar texturas realistas sobre a superfície. O Sculptris foi projetado para oferecer aos iniciantes a chance de experimentar e evoluir no aprendizado gradual de suas habilidades de modelagem 3D. Sendo uma ótima opção como um produto standalone, os usuários mais avançados também podem atualizá-lo para o ZBrush, um premiado software de modelagem 3D proprietário que sai em torno de US$ 795.

Meshmixer

Meshmixer

Apesar de todas as ferramentas de modelagem CAD nesta lista suportarem a modelagem para aplicações de impressão 3D, o Meshmixer é talvez a mais poderosa nesse sentido, uma vez que contempla recursos criados especificamente para facilitar a exportação do digital para o físico. Em particular, o Meshmixer é extremamente útil para corrigir arquivos criados em outros programas de modelagem 3D ou importados da galeria 123D da Autodesk, permitindo que os usuários possam imprimir em 3D com confiança. Juntamente com a pré-visualização, refino e correção de modelos 3D existentes, o Meshmixer é uma ferramenta poderosa para a criação de modelos 3D orgânicos a partir do zero usando malhas de triângulos.
Para facilitar ainda mais o processo de impressão 3D, o programa suporta muitos modelos de impressoras 3D desktop; os usuários ainda podem optar por importar seus desenhos diretamente para o Shapeways, Sculpteo ou i.materialise para serem impressos em 3D de forma profissional. Sua mais recente iteração ainda otimiza ferramentas para a impressão 3D em diferentes materiais. Em suma, o Meshmixer é uma ferramenta de modelagem 3D poderosa e livre para iniciantes e designers intermediários que desejam transpor suas criações para o mundo real através da impressão 3D.

FreeCAD

FreeCAD

A interface de modelagem paramétrica do FreeCAD é ideal para engenheiros ou designers de produtos mais avançados que desejam criar objetos complexos e funcionais impressos em 3D. Ao contrário da modelagem de malha padrão, a modelagem paramétrica (ou procedural) é um método mais algorítmico que permite que o objeto seja rápida e eficientemente editado, bastando para isso acessar o histórico do modelo e alterar seus parâmetros. A extensa gama de recusos de nível profissional do FreeCAD também oferece aos usuários uma liberdade de desenho quase ilimitada, embora o programa possua uma curva de aprendizado muito mais acentuada do que a maioria das ferramentas de modelagem 3D gratuitas. Dito isto, a grande comunidade em torno do FreeCAD é bastante acolhedora para designers iniciantes ou inexperientes que procuram um ponto forte da entrada para projetos 3D funcionais.

OpenSCAD

OpenSCAD

Assim como todas as ferramentas de software de modelagem 3D desta lista, o OpenSCAD é um software livre e confiável para a criação de modelos para impressão 3D. Diferentemente dos demais, no entanto, o OpenSCAD é uma ferramenta de modelagem 3D não visual, o que o torna ideal para codificadores, em vez de tipos puramente artísticos. Ou seja, ao invés de moldar e esculpir formas 3D na tela, o OpenSCAD funciona como um “compilador 3D”, lendo um arquivo script escrito em linguagem de programação, e depois renderizando um modelo 3D a partir desse script.

A vantagem é que a modelagem paramétrica do OpenSCAD permite uma edição fácil e um controle preciso sobre as propriedades do modelo 3D. O programa também permite que os modelos 3D sejam exportados para o formato .stl para facilitar a impressão 3D. O software pode não ser para qualquer pessoa, mas, sendo uma das únicas ferramentas de modelagem 3D não visuais, cumpre um papel importante no mercado.

Onshape

Onshape
O Onshape ainda é um programa de modelagem 3D relativamente novo, e seus recursos na versão gratuita possuem algumas limitações. No entanto, o Onshape oferece alguns recursos de modelagem 3D muito originais e de nível profissional, incluindo design 3D compartilhado entre equipes em tempo real, o que torna o software uma opção interessante tanto para engenheiros profissionais como para alunos em sala de aula.

.

Trata-se de um programa de modelagem 3D baseado em kernel Parasolid para a criação de peças e montagens complexas. A plataforma, totalmente conectada em nuvem, pode ser acessada a partir de uma variedade de dispositivos, incluindo iOS e smartphones Android, e permite que vários membros de uma equipe colaborem simultaneamente no projeto 3D. Recursos adicionais incluem funcionalidades completas do CAD, controle de versão e importação e exportação ilimitadas para a impressão 3D. Além disso, tanto o Materialise como o Pinshape aderiram ao Onshape como parceiros de impressão 3D através de seus respectivos aplicativos. As únicas limitações da conta gratuita é que os usuários estão limitados a 10 documentos privados e 5GB de armazenamento. Se isso não for suficiente, a conta corporativa sai por cerca de US$ 100 mensais.

.

Estes são apenas alguns dos mais populares e confiáveis programas de modelagem 3D disponíveis gratuitamente; no entanto, existem diversas outras opções gratuitas e também proprietárias para todos os níveis de designers 3D. É apenas uma questão de começar a usar e encontrar qual delas funcionará melhor para você.
Note também que o programa de modelagem 3D é apenas o começo: para imprimir seu projeto 3D, você também precisará de software fatiador (slicer), para preparar o modelo 3D para impressão em camadas, e de um host de impressora 3D. Algumas opções gratuitas para começar são Netfabb Basic, View STL, Cura e Slic3r.

Cursos

Pixar in a Box – curso totalmente gratuito de animação com base nas tecnologias digitais utilizadas nos filmes da Pixar. O aluno tem acesso a vídeos, textos, exercícios práticos sobre a mecânica da animação 3D e dicas dos profissionais da Pixar.
Senac – Desenhista e Animador 3D

.
Melies – Escola de Cinema 3D e Animação. São Paulo — Brasil

.
SAE Institute Paris. Paris — França. Outros campus na França: SAE Institute Geneva

.
Trazos School of Arts. Madri — Espanha

.
Graduate School of Crafts Art (ESMA). Nantes, Toulouse, e Montpellier — França

.
Vancouver Institute of Media Arts (VanArts). Vancouver — Canadá

.
Institute of Animation at Filmakademie Baden-Württemberg. Ludwigsburg — Alemanha

.
Vancouver Film School (VFS). Vancouver — Canadá

.
Gobelins, The School of Visual Communication. Paris e Noisy-le-Grand — França

.
Bournemouth University. Bournemouth — Reino Unido

.
Supinfocom. Arles e Valenciennes — França, e Pune — India

Comentários

comentários