Projetos e Plantas: Casas e Apartamentos

Categoria Design, Imagens e Fotos, Inspiração

Quem nunca sonhou com a casa ideal e ficou imaginando como ela seria? A vontade de fazer a planta, planejar e construir a própria casa talvez seja comum entre a maioria de nós. Para aqueles que têm a oportunidade de planejar a própria casa de acordo com o estilo e necessidades, a dificuldade pode surgir na hora de pensar nos detalhes, como a disposição dos cômodos, bem como o tamanho deles, do terreno, etc. Por este motivo, separamos 10 dicas para quem quer montar a planta da própria casa, mas ainda não sabe direito como. As dicas e inspirações podem nos ajudar a projetar o imóvel dos nossos sonhos.

10 Dicas para criar a Planta da sua Casa

Diversos programas da internet auxiliam no processo de criação da planta do imóvel, mas nem sempre nós temos uma base para começar a montar a planta, e é comum que a gente acabe cometendo alguns erros.
Dica 1: Baixe e instale o programa Floorplanner, que possibilita uma criação rápida e fácil de plantas de imóveis.

Dica 2: Para você montar a planta da sua casa, crie a base dela no programa, definindo o seu tamanho. Para tal finalidade, você deve ter as medidas do terreno e do imóvel que planeja construir.

Dica 3: Faça um esboço do imóvel antes de começar a criar a planta no programa. O desenho do projeto pode ser feito em um papel, e você deve escrever os cômodos que sua casa terá. Deste modo, o planejamento torna-se mais fácil.

Dica 4: Use o Floorplanner para desenhar o mesmo projeto que você fez no papel, incluindo todas as medidas da casa.

Dica 5: Uma vez com a planta completamente desenhada no Floorplanner, utilize a simulação de móveis que o programa tem. Assim você poderá ver como a sua casa vai ficar após montada, trabalhando nos pontos que achar necessário que sejam mudados.

Dica 6: Uma vez com os móveis colocados na planta do Floorplanner, acrescente o piso de cada cômodo, observando quais cores combinam com cada um deles.

Dica 7: No caso de planejamento de sobrados, duas plantas devem ser feitas, uma ao lado da outra, representando os pisos inferior e superior.

Dica 8: No caso de plantas de imóveis que possuem cômodos adicionais, como área de lazer e garagem, deixe um espaço para adicionar estes cômodos à planta.

Dica 9: A planta da casa deve conter portas e janelas, para que não sejam esquecidas na hora de começar a construir.

Dica 10: Anote todos os detalhes da futura casa quando a planta estiver pronta, para que algo não seja esquecido quando o projeto sair do papel.

Projetos e Plantas: Casas e Apartamentos Pequenos

Uma opção viável para solteiros ou casais é morar em uma casa ou apartamento pequenos, já que cuidar de uma casa exige bastante responsabilidade, como a limpeza e decoração. É cada vez maior o número de pessoas que querem viver sozinhas, mas não pretendem abrir mão do conforto. Por este motivo, listamos alguns projetos e plantas de casas e apartamentos pequenos. Dê uma olhada!

Projeto 01:

P20

Projeto 02:

P19

Projeto 03:

P18

Projeto 04:

P17

Projeto 05:

P16

Projeto 06:

P15

Projeto 07:

P14

Projeto 08:

P13

Projeto 09:

P12

Projeto 10:

P11

Projeto 11:

P10

Projeto 12:

P9

Projeto 13:

P8

Projeto 14:

P7

Projeto 15:

p21

Projeto 16:

P4

Projeto 17:

P3

Projeto 18:

P2

Projeto 19:

P1

Projeto 20:

P6

10 Ideias de Projetos e Plantas: Casas e Apartamentos

Na hora de criar um projeto ou planta de sua futura casa ou apartamento, é necessário que o orçamento seja bem elaborado, bem como o projeto seja bem planejado. A seguir, confira 10 ideias de projetos e plantas de casas e apartamentos.
Projeto 01: Sobrado com quatro dormitório, um deles sendo suíte master que inclui closet. A planta foi planejada para terrenos cujas dimensões mínimas são 12 metros de frente por 20 metros de fundo. Perceba que a planta distribui os cômodos de uma maneira que os espaços são bem aproveitados. O projeto inclui uma sala com pé direito duplo, que confere mais beleza ao imóvel:

Proj1

Projeto 02 – Esta trata-se de uma planta de casa térrea com 3 dormitórios, sendo um deles uma suíte que incluir closet. O projeto apresenta uma sala de espaço amplo, bem ventilada e iluminada, com dois ambientes, com uma sala de estar e outra de jantar. A cozinha tem estilo americano. O imóvel tem um banheiro social e garagem com vagas para quatro automóveis, 2 descobertas e 2 cobertas. A planta foi projetada para terrenos cujas dimensões são 10 metros de frente por 20 metros de fundo, mas pode se ajustar a medidas diferentes:

Proj2

Projeto 03 – A casa tem estilo moderno, valorizando e destacando o seu espaço reduzido. O projeto conta com 3 dormitórios, sendo um deles uma suíte, banheiro social, cozinha equipada, sala de estar e uma lavanderia. Esta planta é ideal para aqueles que querem uma planta funcional e com um belo visual:

Proj3

Projeto 04 – Esta casa térrea apresenta uma fachada charmosa e diferenciada, e seu telhado é tradicional. A sala de estar é integrada à sala de jantar è a cozinha, que possui estilo americano. O projeto apresenta ainda uma lavanderia cujas saídas dão para os fundos do terreno, aproveitando bem o espaço. A casa tem 3 dormitórios, sendo um deles uma suíte, e um banheiro social. A parte íntimas é separada dos demais cômodos com uma porta de correr. A garagem tem vaga para 2 carros e churrasqueira:

Proj4

Projeto 05 –  A arquitetura moderna deste projeto apresenta um telhado escondido, uma tendência do estilo. Esta casa é compacta e funcional, contando com 142 metros quadrados. A cozinha é estilo americano, integrando assim a sala de jantar. A garagem, separada por uma porta de correr, pode ser utilizada como salão de festas. O projeto possui 3 dormitórios, sendo um deles uma suíte que inclui closet, um banheiro social, uma lavanderia cujo acesso dá para o jardim interno, e uma garagem que comporta dois veículos:

Proj5

Projeto 06 – A cozinha deste projeto, integrada à sala de jantar e à sala de jantar, dá acesso à área de serviço, que se liga à garagem e à área externa com varal. A sua fachada principal apresenta um telhado aparente. A planta possui dois dormitórios, além de uma suíte com closet. A área de circulação tem espaço para a rouparia, e está ligada ao banheiro social. A casa ainda possui um cômodo que pode ser utilizado como escritório ou dormitório:

Proj6

Projeto 07 – O projeto desta residência bem elaborada apresente dormitórios cujos ambientes são discretos, possibilitando assim a passagem entre o banheiro e o dormitório sem exposição às pessoas presentes na cozinha ou sala de jantar, o que garante a privacidade dos moradores. O estilo moderno da casa, com telhado aparente, traz a proposta de utilizar cores modernas das telhas cerâmicas. A área de recuo desta planta ainda dá abertura para a construção de um jardim cuja iluminação embutida dá um charme a mais para o ambiente:

Proj7

Projeto 08 – O projeto foi idealizado para terrenos cujas dimensões mínimas são de 10 metros de frente por 20 metros de fundo. A casa possui 2 dormitórios, sala de estar e sala de jantar, cozinha e uma lavanderia:

Proj8

Projeto 09 – A fachada moderna deste projeto confere ambientes bem iluminados e ventilados, já que sala de jantar possui passagem para o jardim lateral, o que possibilita tal efeito. A cozinha do imóvel dá acesso para as áreas externa e de serviço. Os fundos do terreno podem ser acessados pela garagem, que possui vagas para dois carros:

Proj9

 Projeto 10 – Imóvel com 2 dormitórios, sendo uma deles uma suíte. O projeto inclui sala de estar, banheiro social, cozinha e área de serviço. O telhado aparente da planta valoriza o imóvel:

Proj10

 

Comentários

comentários