Qual é a importância da História?

Categoria Geral

Descubra a história como ferramenta de mudança social
História sempre foi um tema fascinante aos olhos de crianças, adolescentes e adultos. Assim como qualquer outra matéria ensinada nas escolas e faculdades, esta disciplina, obviamente, não só tem grande importância na vida de todas as pessoas, como também influencia e estrutura as mais diversas sociedades. Logo, aquele que é capaz de mergulhar fundo nos mais variados acontecimentos históricos, decifrará sua própria vida. A Preply oferece aulas online com professores qualificados e preços variados que cabem no seu bolso, com horários flexíveis que se adaptam às suas necessidades.

História na prática

Para fins comparativos, podemos observar que enquanto a matemática nos ajuda a saber quanto podemos gastar na reforma da casa ou com as compras de natal para a família, o estudo da história de um povo é uma ótima maneira de entender os porquês de as coisas terem se tornado aquilo que são hoje e criar alavancas de mudanças. Tomemos o racismo, por exemplo. Só depois de entender os motivos infundados que levaram pessoas brancas a escravizarem outras pessoas pela cor de suas peles, pôde-se quebrar preconceitos concebidos pela ignorância e modificar antigos pensamentos e comportamentos racistas. Seguindo o mesmo raciocínio, temas como o machismo, a xenofobia e a homofobia diminuem, conforme o estudante desperta para as consequências desumanas que tais posições implicam. Ou seja, a história é um meio de acabar com a falta de informação sobre determinado tema qualquer, sendo assim muito importante para o bom convívio em sociedade.

História para o futuro

Outra importante aplicação da história em nossas vidas é o registro histórico das coisas. Em tudo que nos cerca há história, desde um simples lápis a um complexo smartphone de última geração. Um pesquisador tem na história uma fonte de informações para seus estudos. Um inventor tem na história importantes relatos de outros inventos e inventores. Um profissional de criação que queira criar ou reinventar uma marca recorre à história para se inspirar e conceituar sua criação.
Algumas coisas na vida não são tão objetivas e práticas como a matemática, nem tão visíveis como os efeitos do fogo em um pedaço de papel em combustão. Muitas vezes é preciso que refinemos nosso olhar e pensamento crítico referente a tudo que nos cerca, ultrapassando as grades limitantes da alienação, que nos roubam o entendimento do todo, para que assim consigamos compreender, através da mente, o que os olhos não podem enxergar. Assim, através da história, podemos compreender a vida como um todo: como foi, como é e como, possivelmente, poderá vir a ser.

Comentários

comentários