Flor de Lótus: Significado, Tatuagem e Mitologia Grega

0
79
Flor de Lótus

Nelumbo nucifera, também conhecido como lótus, flor-de-lótus, loto-índico e lótus-índico, é uma das duas espécies existentes de plantas aquáticas da família Nelumbonaceae . Muitas vezes é coloquialmente chamado de lírio d’água. Sob circunstâncias favoráveis, as sementes dessa planta perene aquática podem permanecer viáveis ​​por muitos anos, sendo a mais antiga germinação de lótus registrada a partir de sementes de 1.300 anos recuperadas de um leito seco no nordeste da China.

Significado

No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual.

No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.

É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Há uma lenda que diz que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam.

Em grande parte das religiões asiáticas, divindades costumam surgir sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação.

A flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais na literatura clássica de muitas culturas asiáticas.

A flor de Lótus é bastante usada em tatuagens com diferentes significados associados a cada cor da flor. No Japão esta flor é muitas vezes tatuada em conjunto com o peixe koi, significando individualidade e força.

Na Yoga, a posição de Lótus (Padmásana) é a postura tradicional de meditação, em que a pessoa sentada entrelaça as pernas e pousa as mãos sobre os joelhos.

Significados das cores

Branco

A lótus branca simboliza um corpo puro, mente e espírito, juntamente com a perfeição espiritual e uma pacificação da própria natureza. A flor de lótus normalmente tem oito pétalas, o que corresponde ao Nobre Caminho Óctuplo.

É o lótus branco que se encontra no centro da Mandala Garbhadhatu, representando o embrião do mundo. O lótus branco é considerado o lótus dos Budas (mas não o próprio Buda) por causa do simbolismo acima referido associado a ele.

Azul

A lótus azul simboliza a vitória do espírito sobre os próprios sentidos materiais. Também simboliza a sabedoria, o conhecimento e a inteligência. É sempre representado como um broto parcialmente aberta – o que significa que o conhecimento jamais acaba e que deve ser contínuo. Ao contrário do lótus vermelho, seu núcleo nunca é visto. É o lótus de Manjusri, e também um dos atributos de Paratacamita, a personificação da “perfeição da sabedoria”.

Vermelho

A lótus vermelha simboliza a natureza original do coração. É o símbolo do amor, compaixão, paixão e outras emoções associadas ao coração. O lótus vermelho é geralmente representado com suas pétalas abertas, simbolizando a beleza e a doação de um coração. Também está associado a Avalokitesvara, O Buda da Compaixão.

Rosa

A lótus rosa é o lótus supremo e é frequentemente associado com a mais alta divindade, ou seja, o próprio Buda. Embora muitas vezes confundida com a lótus branco, que geralmente é usado para outras divindades, é a flor de Lótus da cor rosa que simboliza o verdadeiro Buda.

Amarela

Embora a lótus amarela não esteja entre as cores escolhidas pelo budismo, não podemos negar que também são muito belas. Amarelo é a cor do sol, da energia, da felicidade. É uma cor brilhante, alegre, que simboliza o luxo – é como estar em festa a cada dia e também associada com a parte intelectual da mente e a expressão de nossos pensamentos.

Mitologia Grega

A flor de lótus representa os desejos não revelados na mitologia grega.

Segundo a lenda, ela tem efeitos alucinógenos e os habitantes da ilha dos lotófagos chamam-se desta forma pelo fato de se alimentarem com a flor de lótus.

A flor é referenciada no épico poema conhecido como Odisseia, de Homero. Nela, o herói da narrativa (Ulisses) e seus companheiros chegam à ilha dos lotófagos para investigarem o que nela havia.

Depois de comerem a flor, como habitualmente faziam os nativos, os companheiros de Ulisses esqueceram de voltar para o navio. Após conseguir levá-los de volta, Ulisses teve de os amarrar para que eles não fugissem de volta à ilha.

Tatuagens com a Flor de Lótus

O que você achou das tatuagens de flor de lótus? Deixe o seu comentário nos dizendo sua opinião! Você também pode votar nas estrelinhas para que possamos cada vez mais melhorar nosso conteúdo 🙂

Flor de Lótus: Significado, Tatuagem e Mitologia Grega
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta