Pinturas e Quadros do Romero Britto

0
1248

As obras de Romero Britto

Inclua o GIF em seu site/blog copiando e colando o código:

Romero Britto é um artista plástico pernambucano, natural de Recife, e radicado nos Estados Unidos. Tornou-se mundialmente famoso pelos seus quadros bem coloridos que apresentam pessoas, animais e objetos formados por figuras geométricas. Romero é bastante prestigiado pelas celebridades norte-americanas, e já fez diversas homenagens à elas, tendo pintado retratos para Madonna, Michael Jackson, Arnold Schwarzenegger e Bill Clinton, além de celebridades de outras nacionalidades, como a presidente Dilma Rousseff e o casal real, príncipe William e Kate Middleton.

Novos Giclees de Romero Britto
Sua carreira iniciou-se quando ele tinha 18 anos, em Pernambuco, apesar de ter começado a demonstrar interesse pelas artes plásticas aos 8 anos. Hoje em dia é mundialmente conhecido, prestigiado e premiado. Seus quadros e obras são chamadas por admiradores e colecionadores de “arte da cura”. Há controvérsias a respeito de seus quadros, uma vez que todos eles apresentam uma estética “fácil” e repetitiva, de certa formas, parecidas. Bastante críticos alegam que suas obras não são considerada uma expressão artística, uma vez que são feitas para vender em grandes quantidades e não despertam um olhar crítico. A proposta de Romero Britto é que sua arte seja talvez acessível e instigante através das cores e formas.
Hoje encontramos no mercado uma grande quantidade de produtos que levam a roupagem e a marca de Romero Britto. Bolsas, sapatos, caixas para presente, capas para smartphones, cadeiras, chinelos, canecas, guarda-chuvas, bichos de pelúcia, dentre outros produtos ganharam estampas assinadas por Romero Britto. Obras públicas, como esculturas e pinturas em espaços públicos também sofrem a interferência do artista.

Quadro de Romero Britto

Vivendo em Miami desde 1990, Romero foi nomeado embaixador das artes do estado norte-americano da Flórida em 2005. Também neste ano, e em 2006, Romero Britto foi convidado a participar de uma lista de artistas internacionais selecionados para a Bienal de Florença. Romero Britto foi convidado, a pedido da “Arts and Exhibitions International”, a fazer uma pirâmide que comemoraria o retorno da exposição do tesouro do faraó Tutancâmon à cidade de Londres, depois de 35 anos da última exposição. A pirâmide foi feita no Hyde Park e tem a altura equivalente a um prédio de quatro andares, sendo a maior obra da história já tendo sido feita no parque. Futuramente, a pirâmide será uma obra permanente no Museu da Criança, na cidade egípcia do Cairo.

Pinturas de Romero Britto

Em 2008, Britto criou uma série limitada de selos postais intitulada “Esportes para a paz”, em memória ao talento dos atletas nos Jogos Olímpicos de Beijing. Romero Britto diz que a arte é muito importante para não ser compartilhada, e criou a Fundação Romero Britto.
Presente nas mais preciosas coleções particulares de artes, os quadros do Romero Britto demonstram o quão famoso e prestigiado o artista está. Romero  foi convidado, pela terceira vez consecutiva, para ser um palestrante do World Economic Forum, além de ter recebido convite para fazer a abertura do Super Bowl XLI com o Cirque du Soleil, e ainda para criar a prestigiada coleção de selos postais para a ONU. Muitas empresas do mundo encomendam suas obras, trazendo visibilidade para suas marcas e produtos, como a Disney, Pepsi, Audi, Microsoft e Absolut.

Quadro

O artista possui hoje duas galerias, estando localizadas, respectivamente, em Miami Beach e outra em São Paulo. Seus quadros e obras em geral podem ser consideradas Art Pop, uma vez que seus trabalho é voltado para a consumo generalizado, de fácil acesso e estética considerada simples.
O sistema que Romero Britto utiliza para pintar suas obras é chamado de “sistema fordista”. Primeiro ele recebe a fotografia da pessoa que quer ser retratada. A partir de então, ele esboça os traços em uma tela utilizando pilot preto, e depois pincela com tinta acrílica as cores que serão utilizadas nos preenchimentos. Quem preenche os espaços com as tintas é uma equipe. No final a obra volta para Britto, e ele contorna as figuras novamente com  pilot preto de tinta a óleo.
Seu trabalho é, por muitas vezes, contestado por artistas e críticos do gênero. Há o grupo de pessoas que diz que suas obras não são arte, apenas decoração feita para vender massivamente. Outras pessoas consideram que seu trabalho é uma arte, assim como as obras de Picasso, por exemplo. Essa comparação é obviamente superficial, uma vez que Pablo Picasso não pintava telas para vender em grande número, e elas tinham um significado, uma missão de instigar a visão crítica nas pessoas, coisa que talvez as obras de Britto não façam.

Pintura: Arte by Romero Britto

Muita gente não o leva a sério por considerarem as pinturas superficiais, até mesmo toscas e bregas. É difícil definir se o seu trabalho é arte, decoração, design ou Arte naïf. Há artistas, como Jac Leirner, que afirmam que o conceito de arte é elástico, até mesmo complexo, e que ela deve estar inserida num contexto histórico, trazer uma discussão, uma crítica, e não apenas estar reduzida às cores e formas que param por aí. O sucesso de Romero Britto é algo que existe, e seu reconhecimento mundial é a prova disso. Isso não significa necessariamente que os seus trabalhos tenham tanta qualidade e importância histórica. Britto pode se destacar por ser empresário de sucesso, que está ganhando muito dinheiro e vendendo obras pelo mundo todo, mas isso não significa que seus quadros necessariamente estejam inseridos dentro do que chamam de arte contemporânea, e sim objetos puramente decorativos. Se os quadros de Britto são bonitos ou bregas, arte ou não-arte, deve-se levar em conta a finalidade que eles têm em suas existências, e o valor que cada pessoa atribui a eles.

Famoso quadro de Romero Britto

 

Mona Cat

Mona Cat

Britto Garden

Britto Garden

We Love Rauschenberg

We Love Rauschenberg

Dance of Hearts

Dance of Hearts

Martini Sunrise

Martini Sunrise

Colorful Underwear

colorful underwear

Brendan‘s Whale

Brendan‘s Whale

Atlantic Family Tree

Atlantic Family Tree

Cheryl Kid

cheryl kid

Best Friends

Best Friends

Bimini

Bimini

Night Out

night out

Carmen

Carmen

Angel

Angel

A New Day

A New Day

American Eagle

American Eagle

Cheek To Cheek

Cheek To Cheek

Pinturas e Quadros do Romero Britto
5 (100%) 2 votos