Você sabe o que faz um Designer Instrucional?

0
230
Design Institucional

Hoje em dia cada um de nós é uma ilha cercada de informação. É normal que, mesmo sem intenção, podemos encontrar instruções para criar um blog, dicas para emagrecer, maneiras para abrir um negócio, enfim, conteúdo ao nosso redor não falta.

Um blog, por exemplo, é uma das práticas de produção de conteúdo mais interativas que existe. Não é por acaso que tanto as pequenas quanto as grandes empresas utilizam esse tipo de canal.

O fato é que em um mundo repleto de videoaulas, artigos, infográficos, podcasts e demais formatos de mídias, é necessário organizar essa pilha de conteúdo de modo que ele seja corretamente absorvido.

Por isso, quem trabalha como Design Instrucional deve saber que essa grande quantidade de conteúdo requer um bom serviço de hospedagem de site para manter a estabilidade e a qualidade do projeto.

É nesse contexto que um profissional que muitos ainda não ouviram falar atue exercendo uma importante função. Esse profissional é o Designer Instrucional.

Talvez para você, o Designer Instrucional seja um desconhecido, porém ele está na ativa desde meados do século passado, quando o seu trabalho de organizar métodos de ensino foi útil para os soldados norte-americanos atuarem na 2ª Guerra Mundial.

Sendo assim, de uma forma geral, é possível dizer que o objetivo do Designer Instrucional é desenvolver e aplicar exercícios de aprendizagem, levando em consideração a área em questão e as características comportamentais dos indivíduos.

O Designer Instrucional é um perito em conhecer como determinadas pessoas assimilam melhor algumas informações. Com base nesse conhecimento, ele organiza e desenvolve maneiras para facilitar o processo de aprendizado.

A atuação de um Designer instrucional no EaD

O EaD, termo referente ao Ensino à Distância, se desenvolveu muito nos anos recentes devido à presença da internet. É nessa área, no segmento do Ensino à Distância, que é possível detectar o auxílio importante do Designer Instrucional.

Nesse caso, o Designer Instrucional está apto a desenvolver materiais que auxiliam o processo de aprendizagem, tais como videoaulas, apostilas, gráficos e todo e qualquer suporte necessário ao ensino online.

Esse profissional também pode desenvolver as avaliações e adaptar o material de ensino de um formato para o outro. É por isso que, em se tratando de ensino por meio da internet, o Designer instrucional deve estar a par do funcionamento das principais ferramentas desse meio.

No EaD basicamente não há uma sala de aula, não há um quadro negro onde o professor descreve exemplos e conteúdo. No Ensino à Distância o suporte de transmissão de informação pode ser um desktop, um notebook ou um iPhone.

Ao saber como são as características de cada um desses dispositivos, o profissional tem condições de auxiliar no preparo das aulas, analisando qual é a melhor maneira para o conteúdo chegar até ao aluno.

Um conteúdo de uma aula presencial, por exemplo, não pode ser transmitido do mesmo modo como é transmitido em uma aula online. São ambientes diferentes e o Designer Instrucional está atento para essas características.

As vantagens do Design Instrucional

O Design Instrucional é um conceito que está relacionado com a Engenharia Pedagógica, pois procura as melhores maneiras para aprimorar o processo de aprendizado.

Sendo assim, vamos ver a seguir as várias vantagens de adotar o Design Instrucional.

Foco nas características do público-alvo

O Design Instrucional é um método que prioriza o perfil do público na hora de elaborar o conteúdo. Por isso, ele é um sistema que se adapta para variados perfis de alunos e também de disciplinas.

Conhecimento tecnológico

O Design Instrucional também tem como uma das suas principais vantagens a capacidade de se adaptar aos modernos recursos que a tecnologia oferece para a educação.

Hoje em dia, diante das possibilidades oferecidas pelo Ensino à Distância, quem atua como Designer Instrucional pode utilizar plataformas de EaD, como, por exemplo, o EADBOX.

Nessa plataforma é possível criar seminários, vídeos e todos os recursos ideais para a o funcionamento de uma aula online.

Organização de conteúdo

O Design Instrucional auxilia na organização do conteúdo, conferindo a ele melhor estrutura e planejamento. Ele impede de escolher conceitos aleatórios na internet a respeito de um determinado conhecimento.

Dessa maneira, o aluno não pula etapas durante o seu processo de aprendizado, conferindo mais qualidade para o ensino.

A utilização do Design Instrucional

Designer Institucional

O profissional que atua como Designer Instrucional deve ter um amplo conhecimento não apenas das tecnologias voltadas para o ensino, mas também de métodos adequados para facilitar o seu trabalho.

Quando o assunto é Design Instrucional, um dos métodos mais conhecidos e aplicados é o conhecido pela sigla em inglês ADDIE.

O termo ADDIE é uma referência as iniciais A (Analyze), D (Design), D (Development, que em português é desenvolvimento), I (Implement, ou implementação) e E (Evaluate, que é avaliar).

De acordo com o que é estabelecido pelo modelo ADDIE, o Design Instrucional é utilizado para analisar, desenvolver, implementar e avaliar procedimentos que vão facilitar o processo de ensino.

Dessa maneira, ele pode ser bastante útil não apenas para o Ensino à Distância, mas também para o método de aulas presenciais. Inclusive, ele é útil para qualquer um que tenha um projeto online com o intuito de transmitir conhecimento.

Não importa se o seu site traz dicas sobre Física, Química ou até mesmo dicas diárias de afazeres domésticos, o fato é que você vai precisar de um método para organizar e transmitir o seu conteúdo. É aí que entra o Design Instrucional.

Conclusão

A internet, além de ser fonte de entretenimento e até espaço para trocas e vendas de produtos, também é um espaço para trocar e construir conhecimento.

Portanto, a atuação do Designer Instrucional é fundamental para o desenvolvimento do EaD e outras maneiras de transmissão de conhecimento online.

Você sabe o que faz um Designer Instrucional?
5 (100%) 1 voto
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!

Deixe uma resposta